O mundo assinala este domingo, 1 de dezembro, dia mundial de luta contra a sida e o nosso país continua com maior taxa de sero prevalência na zona austral de África com 2.2.milhões de pessoas infectadas de salientar que esse ano o número de mortes por HIV/SIDA reduziu 20%.
E para contribuir e ajudar a consciencializar as pessoas já está disponível o livro “Atitude positiva “ que contem mensagens encorajadoras e de esperança.
De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Sida aponta que em 2018 foram infectadas no mundo 1,7 pessoas, significando uma redução em 16% em relação a 2010. E em Moçambique, no ano de 2018, 54 mil pessoas morreram vítimas de sida.
O Inquérito de Indicadores de Imunização, Malária e HIV/SIDA em Moçambique, considera que a taxa de prevalência do HIV no país aumentou de 11,5 por cento para 13,2 por cento entre a população adulta dos 15 aos 49 anos de idade. Ainda no ano passado foram registadas 145 mil novas infecções, este cenário inspirou Benedito Posse a escrever este livro, intitulado, “Atitude positiva”.
O autor em conversa com “O país ” disse que sempre a mensagem que foi passada ao público foi de fatalidade igual a sentença o que pode equivaler dizer que quem tem sida vai morrer, Benedito Posse traz na sua obra a mensagem positiva
“quem tem sida pode viver normalmente, como quem não tem. É preciso passar mensagem positiva, encorajar as pessoas a viverem positivamente ”.
Até ao momento sida não tem cura a prevenção continua sendo a arma de combate ao HIV/SIDA.